terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Solução para quartos pequenos

Atendendo ao pedido da minha leitora fiel a Beth Nóbrega, hoje vou falar sobre soluções para quartos pequenos:

Os quartos pequenos podem parecer desconfortáveis mas, algumas soluções envolvem técnicas de cores, organização e iluminação... Vamos ver as dicas?

  • Use cores claras

Paredes coloridas e brilhantes são mais reflexivas, que ajudam a maximizar o efeito criado pela luz natural. Isso não significa que tem que viver com paredes brancas. Há uma vasta gama de tintas de cores leves disponíveis, como o verde-claro ou creme bege. Uma vez que escolheu a cor da parede, escolha as cores das molduras. Pinte-as na mesma cor das paredes, ou numa cor mais clara. Objetos claros parecem mais perto, enquanto os objectos mais escuros ou sombreados parecer estar mais longe. Quando pintar as molduras numa cor mais clara, a parede parece ainda mais para trás, fazendo com que o seu quarto pareça maior.  Agora, pode usar cores mais ousadas e cores mais escuras e/ou vibrantes nos detalhes: obras de arte e acessórios e até mesmo algumas peças de móveis menores.





  • Use espelhos

Os espelhos podem ter um impacto favorável sobre a aparência de um quarto e são uma excelente solução para quartos pequenos. Um grande espelho no quarto refletirá a luz ao redor da sala. Os espelhos também refletem a luz natural e artificial, para fazer um quarto mais brilhante, durante o dia e noite. Eles realçam a luz profunda na divisão, fazendo-a parecer maior. Isto é especialmente eficaz perto de uma janela, para refectir o exterior.
Use portas de armários de vidro ou portas de vidro, para fazer o espaço ficar grande e organizado num quarto pequeno. Espelhos grandes e expansivos sobre cómodas, roupeiro com portas espelhadas ou espelhos no tcto ou chão (combindos com as nossas sugestões de decoração) podem fazer o menor dos espaços, parecer maior.

Simples e lindo!


Lindo, lindo! Eu usaria os móveis em branco!

Eu sei que esse quarto é enorme, mas o foco tá no espelho tá?
  • Organizar mobiliário em ângulos

Outra solução é organizar algumas das maiores peças de mobiliário do quarto pequeno, em  ângulo. Não tem que colocar os móveis num ângulo de 45 graus exato, muitas vezes um ângulo menor fica melhor se conseguir equilibrar o aspecto com outra peça de mobiliário. A definição do seu mobiliário num ângulo funciona porque a maior linha reta num determinado espaço é a sua diagonal. Quando coloca a sua mobília em ângulo, ele leva o olho ao longo da distância mais longa, mais do que a  parede curta, dando a sensação de alongamento da parede onde está o móvel. Como bónus adicional, muitas vezes tem algum espaço de armazenamento adicional por trás da peça, no canto, também!

Detalhe também para os gavetões embaixo da cama
São uma ótima opção de aproveitamento de espaço
  • Escala de Móveis

Mantenha o mobiliário em escala (na mesma proporção) com os quartos. Em quartos pequenos, use cadeiras finas,  cadeiras abertas nas costas, ou um simples sofá, ao invés de móveis estofados para evitar sobrelotar o espaço. Existem lojas que trabalham exclusivamente com mobiliário para apartamentos e casas pequenas. Apesar do seu tamanho ligeiramente reduzido, os  móveis à escala, podem ser bonitos. Uma mesinha de cabeceira aberta é melhor para um quarto pequeno. Quando mobililar, mantenha a visão ao nível dos olhos desobstruída. O mobiliário mais alto deverá ser colocado no final do quarto em frente à entrada principal.

Os pés do criado e da mesinha são esbeltos
e dão uma sensação de ampliação do espaço

Mesmo tendo móveis escuros, a iluminação da janela
proporciona a claridade necessária

Estilo mais rústico
  • Planejamento Prévio

Em espaços pequenos, a ordem é não desperdiçar centímetros por isso, se for possível opte por ter armários feitos sob medida... Sim, são bem mais caros que os vendidos "inteiros" mas será somente com um planejado que você conseguirá obter um aproveitamento total do espaço destinado à tal peça de mobiliário, além do mais, você vai ter algo com o seu jeito e sua cara - o que eu penso ser muito importante na hora de organizar nossas coisas.

Olha que organização!
E pra terminar: Deixe a luz entrar no seu quarto!!!! E na sua vida né?!


Adoro ambientes claros, mas o aconchego desse último quarto me dá vontade de deitar aí e nunca mais sair! Hehe!

E vocês? Também têm um quarto pequeno como eu e a Beth Nóbrega???
Quais as soluções que vocês acharam mais fáceis de empregar lá na sua casa?

Se quiserem dar sugestão de post, assim como a Beth fez, fiquem à vontade... Afinal de contas, estou aqui pra ajudar vocês!

Bjão




Nenhum comentário:

Postar um comentário